Vida e meio ambiente

A constituição de uma maneira de vida com um planeta saudável é um objetivo e tarefa essencial de todos nós, moradores deste incrível planeta.

É comum que, de vez em quando, pensemos que nada fara diferença. Afinal, quantas são as pessoas que se preocupam com isso? Será que nossas atitudes positivas para o meio ambiente terão algum impacto?

Bom, felizmente, venho falar que SIM! Pequenas atitudes também podem causar grandes mudanças no cenário atual, tanto no meio ambiente quanto na nossa vida diretamente. Você pode notar um pouco deste assunto na reportagem da Globo News com o Ministro do Meio Ambiente.

Neste artigo, preparamos algumas dicas para cuidar melhor de você juntamente com o meio ambiente, potencializando seu conhecimento sobre a parte sustentável da nossa existência.

Preservação da vida e do meio ambiente

Todas as pessoas, para pouco ou para muito, sabem que nosso planeta não segue muito bem. Olhando de perto as mudanças climáticas, cada vez mais estamos sofrendo diretamente com o impacto negativo que as próprias pessoas causam para a nossa gigantesca morada.

pequena folha

Qual é a moral da história? Não podemos mais ficar parados frente a todos os problemas causados. Chega de ficar só olhando! Afinal, nosso corpo precisa desta terra.

– Como eu poderia ajudar a preservar melhor o meio ambiente?

Bom, para responder essa pergunta com mais propriedade, separei algumas dicas que podem te ajudar a atuar diretamente no melhoramento do seu próprio sistema de vida. Vamos lá!?

  • Cuide do seu lixo sempre com carinho

Sei que pode parecer besteira, mas o cuidado com o lixo trata-se de algo essencial para cuidar do nosso meio ambiente.

Tente jamais jogar lixo no solo. Neste caso, procure se importar para onde ele vai ser transportado. Com isso, dar sentido ao lixo reciclável torna-se importante para diminuir a quantidade de lixo nas regiões. Viu como não é difícil?

  • As arvores são nossas melhores amigas

Para você ter uma pequena ideia do que estou falando, as arvores conseguem reduzir a poluição sonora e os ventos climáticos, mantendo sempre uma umidade no ar junto a chuvas regulares que ajudam a equilibrar a temperatura. Elas também nos fornecem uma base sólida de produtos, tais como medicamentos e chás.

Para ajudar a cuidar das arvores, procure não realizar nenhuma poda ilegal ou desmatamento. O cuidado com o fogo também é um ponto crucial.

  • A água é vida

Nossos rios e lagos estão frequentemente sendo contemplados com lixo. Outros ambientes aquáticos também estão sendo diretamente prejudicados.

Preservar a mata perto destes locais é uma ótima maneira de conservar a água. Além disso, como disse anteriormente, cuide do lixo.

Sendo frequentemente citada pelo Dr. Rafael Angelim, a água também é uma ótima aliada para a nossa saúde como um todo, uma vez que purifica o nosso organismo e potencializa nossa saúde. Caso queira entender um pouco mais sobre isso, entre aqui.

  • Animais silvestres

Eu entendo que existem vários animais silvestres que são realmente lindos. Porém, eles realmente devem pertencer pura e unicamente à natureza.

Ao comprar animais que são ilegais, você acaba participando de um verdadeiro tráfico de animais que está acabando com a vida de diversas raças diferentes, sendo um problema que avançou para todo o mundo.

  • Procure não pescar em épocas de reprodução

Sei que parece simples, mas nem isso as pessoas estão fazendo.

Tente não pescar nas épocas de reprodução, obedecendo sempre as regras que indicam a quantidade de pesca permitida no momento.

Entrando em combinação com o tópico anterior, a caça ilegal também deve ser evitada a todo momento, sendo algo sujeito a multa e prisão.

Viu só como é possível contribuir para a sua vida e planeta? Tente conscientizar as pessoas ao seu redor e torna-se um personagem principal desta história.