Qual a importância da reciclagem?

Hora da reciclagem!

Importância da reciclagem

Seguindo os estudos realizados pela CEMPRE, sendo uma abreviação de Associação Empresarial para Reciclagem, nosso país produz mais de 200 mil toneladas de lixo diariamente. Felizmente, quase 50% é reciclável.

Vivendo dentro de uma verdadeira crise ambiental, a maneira mais correta e comprovada para conter o avanço desta crise fica em torno da transformação de materiais usados em novos produtos.

Mesmo parecendo um tratamento atual, o estudo da reciclagem já existe desde 1970. Mesmo assim, ainda faltam muitos conhecimentos a serem explorados, levantando seus benefícios e importâncias diferentes para a sociedade.

Vida limpa

Mantendo a fabricação de produtos que sejam reciclados, é possível manter uma serie de benefícios para a nossa saúde. Dentro disso, podemos citar:

  • Redução da poluição;
  • Preservação da natureza;
  • Economia de energia;
  • Riqueza econômica.

Trabalhando um pouco mais no ultimo item, existe o aumento de renda junto a diminuição da taxa de desemprego. Andando lado a lado com o crescimento da indústria recicladora, investindo em tecnologias e capacitação de profissionais, as ações nas coletas de materiais são importantes para promover a limpeza do planeta e potencializar a reciclagem.

Materiais reciclados

No meio ambiente, os benefícios que a reciclagem pode trazer são diversos, começando pela redução na poluição de ar, do solo e das águas. Com uma maior adesão da população à coleta seletiva, a reciclagem acontece praticamente sozinha.

Existe uma importante diminuição do volume de resíduos despejados todos os dias em terrenos e ruas graças a existência dos lixões e aterros.

Os materiais que são mais utilizados nas ações de reciclagem são:

  • Alumínio;
  • Vidro;
  • Papel;
  • Plástico.

Você pode encontrar os produtos citados acima em diversos produtos caseiros. É por isso que a conscientização frente aos procedimentos de reciclagem é tão importante.

Com o plástico ou o papel, é possível realizar reciclagem para fazer embalagens para medicamentos. Este conceito de utilização pode ser encontrado na Farmadoro farmácia de manipulação online.

Quer um exemplo? Você sabia que até mesmo uma pilha velha pode ser reutilizada? Ou uma capa de chuva?

Com o avanço da tecnologia, mesmo que seja a passos curtos, é possível vislumbrar uma situação onde seja possível reciclar praticamente todos os produtos que utilizamos em nossa rotina diária. Alguns até poderão viver bem fazendo somente reciclagem.

Reciclar é fácil, mas é preciso vontade de viver melhor neste planeta que fica ameaçado a cada dia que passa.