planeta verde

Qual a importância da reciclagem?

Hora da reciclagem!

Importância da reciclagem

Seguindo os estudos realizados pela CEMPRE, sendo uma abreviação de Associação Empresarial para Reciclagem, nosso país produz mais de 200 mil toneladas de lixo diariamente. Felizmente, quase 50% é reciclável.

Vivendo dentro de uma verdadeira crise ambiental, a maneira mais correta e comprovada para conter o avanço desta crise fica em torno da transformação de materiais usados em novos produtos.

Mesmo parecendo um tratamento atual, o estudo da reciclagem já existe desde 1970. Mesmo assim, ainda faltam muitos conhecimentos a serem explorados, levantando seus benefícios e importâncias diferentes para a sociedade.

Vida limpa

Mantendo a fabricação de produtos que sejam reciclados, é possível manter uma serie de benefícios para a nossa saúde. Dentro disso, podemos citar:

  • Redução da poluição;
  • Preservação da natureza;
  • Economia de energia;
  • Riqueza econômica.

Trabalhando um pouco mais no ultimo item, existe o aumento de renda junto a diminuição da taxa de desemprego. Andando lado a lado com o crescimento da indústria recicladora, investindo em tecnologias e capacitação de profissionais, as ações nas coletas de materiais são importantes para promover a limpeza do planeta e potencializar a reciclagem.

Materiais reciclados

No meio ambiente, os benefícios que a reciclagem pode trazer são diversos, começando pela redução na poluição de ar, do solo e das águas. Com uma maior adesão da população à coleta seletiva, a reciclagem acontece praticamente sozinha.

Existe uma importante diminuição do volume de resíduos despejados todos os dias em terrenos e ruas graças a existência dos lixões e aterros.

Os materiais que são mais utilizados nas ações de reciclagem são:

  • Alumínio;
  • Vidro;
  • Papel;
  • Plástico.

Você pode encontrar os produtos citados acima em diversos produtos caseiros. É por isso que a conscientização frente aos procedimentos de reciclagem é tão importante.

Com o plástico ou o papel, é possível realizar reciclagem para fazer embalagens para medicamentos. Este conceito de utilização pode ser encontrado na Farmadoro farmácia de manipulação online.

Quer um exemplo? Você sabia que até mesmo uma pilha velha pode ser reutilizada? Ou uma capa de chuva?

Com o avanço da tecnologia, mesmo que seja a passos curtos, é possível vislumbrar uma situação onde seja possível reciclar praticamente todos os produtos que utilizamos em nossa rotina diária. Alguns até poderão viver bem fazendo somente reciclagem.

Reciclar é fácil, mas é preciso vontade de viver melhor neste planeta que fica ameaçado a cada dia que passa.


aquecimento global

Aquecimento global: planeta em risco

Ficando entre os assuntos mais citados em vestibulares e mídias onde falam um pouco mais sobre o meio ambiente, o aquecimento global pode ser colocado como um processo de elevação das temperaturas do planeta de maneira gradativa.

Seguindo a grande maioria dos estudos referente às visualizações climáticas, a ocorrência do aquecimento global estaria sendo potencializada por um fator externo. Qual fator seria esse? Pois é! O ser humano consegue causar problemas atmosféricos tanto a nível terrestre quando nos oceanos, uma vez que os mesmos provocam o derretimento das calotas polares.

O Painel Internacional sore Mudanças Climáticas, também sendo chamado simplesmente de IPCC, declarou junto a ONU que o último século foi o mais quente de todos os tempos, tendo um crescimento quase de 10 ºC em todo nosso globo. Segundo o mesmo órgão, a previsão é que as mesmas temperaturas acabem por continuar a aumentar seus níveis atualmente, exigindo campanhas acionarias para tentar impedir um pouco o problema.

Quais são as causas do aquecimento global?

Ainda pegando carona nos estudos dos especialistas, as principais causas do aquecimento global ficam dentro da intensificação do efeito estufa, tratando-se de um fenômeno natural diretamente responsável pelo ajuste do calor da superfície terrestre, intensificando todos os prejuízos.

O constante desmatamento das florestas também é um motivo forte para se considerar. Elas possuem a importante função de amenizar um pouco as temperaturas através do seu controle de umidade.

Não sabendo com clareza se essa informação é verdadeira ou não, era comum que as pessoas acreditassem que as florestas também eram responsáveis por absorver o dióxido de carbono, emitindo todo o oxigênio para a nossa atmosfera. O oxigênio que será produzido é utilizado pela vegetação saudável do globo, emitindo dióxido de carbono na decomposição de diversas matérias que sejam orgânicas em núcleo.

Como reduzir o aquecimento global e cuidar do nosso meio ambiente

Segundo os dados da ONU junto ao relatório do IPCC, o alerta ficará referente as medidas para reduzir quase metade das emissões de carbono, evitando o grande aquecimento. Ainda segundo ela, reduzir o aquecimento global irá requerer um esforço gigantesco não só das entidades responsáveis por cuidar do meio ambiente, mas também das próprias pessoas.

Tentar limitar a elevação da temperatura poderá prevenir mais que 150 milhões de mortes prematuras devido a poluição do ar. Tal evolução é vista como uma enorme evolução não só no planeta, mas em níveis econômicos. É possível até reduzir os emissores de carbono.

Já passando para as florestas, proteger todos os ecossistemas e potencializar a prevenção das florestas são as melhores maneiras de reduzir as emissões de carbono. Por isso, parar de desmatar as florestas ainda é um tema polêmico que deve sempre ser colocado na mesa, uma vez que a falta do seu cuidado pode nos custar muito no futuro. Pense nisso!